top of page
SUSTENTABILIADADE

o conceito DE SUSTENTABILIDADE, preza pelo suprimento das nossas necessidades sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, tirar o necessário do meio ambiente sem agredi-lo, usar os recursos naturais de forma inteligente sem acabar com eles, de forma que prejudique o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e os seres humanos.

O planeta precisa repor tudo o que foi desgastado nos últimos anos e atitudes que causem menos impacto devem ser utilizadas nessa força-tarefa. Pensando nisso, diversas ações podem ser tomadas pelas pessoas, como seguir o conceito dos 3 Rs (reaproveitar, reutilizar e, só depois, reciclar), trocar o carro pelo transporte coletivo po pela bicicleta, caminhar em direção ao trabalho ou à escola e evitar o desperdício de água, entre elas estão a reutilização da água das chuvas, o aproveitamento da luz natural, a utilização de aquecimento solar, descarte de pilhas, baterias e óleos, coleta seletiva de lixo e a criação de hortas e pomares.

Pequenas mudanças de hábito podem melhorar o meio ambiente e ajudarão a fazer de seu bairro ou cidade, lugares mais agradáveis para viver:

 

LIMPE SEU AR-CONDICIONADO: aparelhos com filtro sujo consomem mais energia. Mantê-los sempre limpos, garante a economia de cerca de 160 quilos de CO² por ano.

 

DÊ AO SEU CARRO UMA FOLGA:  se ele ficar uma vez por semana na garagem, ao fim de um ano a economia em emissão de CO2 chegará a 440 quilos – volume que uma árvore de grande porte leva vinte anos, para absorver no processo de fotossíntese. Na hora da limpeza, prefira lavar a seco, a economia é de 316 litros de água para cada veículo, em média.

 

NÃO JOGUE FORA A BATERIA DO CARRO: ao comprar uma nova, deixe a velha na revenda autorizada e certifique-se de que ela será encaminhada ao fabricante. É possível reciclar 95% de seus componentes, incluindo, principalmente, o chumbo-ácido, que pode contaminar o solo.

 

RECICLE O LIXO: cada família que adere ao programa de coleta seletiva, reduz em cerca de 1 tonelada por ano, a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

 

 

 

 

JOGUE MENOS COMIDA FORA: aproveite os talos, cascas e restos em receitas nutritivas. Restos de comida representam 60% do lixo que vem dos lares brasileiros, e sua decomposição resulta na produção de gás metano, ligado ao efeito estufa.

 

PREFIRA ALIMENTOS FRESCOS: comida congelada precisa de dez vezes mais energia para ser produzida.

REGULE O TERMOSTATO DA GELADEIRA: se ela não estiver lotada, a refrigeração pode ser mínima. Manter a temperatura abaixo de 5 ou 6 graus aumenta o consumo energético em 7%.

 

ENCHA A MÁQUINA: só use a máquina de lavar roupa, quando ela estiver com sua capacidade máxima – cada ciclo consome 150 litros de água. Utilize a lavagem a frio, sempre que possível, ela economiza 92% de energia.

 

TAMPE AS PANELAS: reduz o tempo de preparo e economiza 30% de energia.
                                                  

REJEITE PROPAGANDA INDESEJADA: nos Estados Unidos, já existe uma associação – a Direct Marketing Association – que registra os pedidos de quem não quer mais receber correspondência inútil, como ofertas de cartões de crédito, catálogos e propagandas em geral. Essa lista é repassada às empresas e reduz em até 75% a quantidade de cartas recebidas. No Brasil, não há um serviço semelhante. A saída é ligar para o SAC da empresa responsável pela correspondência indesejada e pedir para ter seu nome retirado da lista.  

    

REAPROVEITE A ÁGUA DA CHUVA: construir coletores em telhados e calhas é bem mais fácil do que se pensa. Você pode usá-la para regar o jardim, lavar a calçada ou até mesmo, para dar descarga no banheiro.  

TROQUE A DESCARGA: as tradicionais são responsáveis por até 40% do total da água consumida em uma residência. Já existe no mercado vasos com caixa acoplada ou válvula de parede com dois modos de descarga, uma de 3 litros, para líquidos, e outra de 6, para sólidos.

 

 

 

 

PREFIRA LÂMPADAS LED, DE DIODO: (a sigla vem do inglês Light Emitting Diode). Elas conjugam alta tecnologia, com consumo de energia até cinquenta vezes menor, do que o das lâmpadas comuns e têm vida útil muito maior. Podem ser encontradas em várias cores: a de cor amarela não tem o efeito incômodo da luz fria das lâmpadas fluorescentes.

 

RECICLE SEU TELEFONE CELULAR: até 80% dos componentes desses aparelhos, podem ser reaproveitados. A operadora Vivo é pioneira nesse tipo de tecnologia no Brasil, recolhendo aparelhos, baterias e acessórios usados de quaisquer marcas.

 

 

 

 

 

PREFIRA AS PILHAS RECARREGÁVEIS: elas duram até cinco anos, contra noventa dias de uma pilha alcalina comum. Antes de jogá-las no lixo comum, verifique se elas têm na embalagem o selo da Associação Brasileira das Indústrias Elétrica e Eletrônica: um bonequinho jogando um objeto num cesto, acompanhado da inscrição "lixo doméstico".

 

DESPLUGUE-SE: quando não estiver usando seus aparelhos eletrônicos, tire-os da tomada. Cerca de 5% da energia utilizada em residências (e que corresponde à emissão de 18 milhões de toneladas de carbono na atmosfera por ano) é consumida para manter aparelhos em modo stand-by. Isso vale inclusive para carregadores de laptop e celular, que gastam energia mesmo que não estejam conectados a nenhum aparelho.

 

CONFIGURE A IMPRESSORA PARA O MODO IMPRESSÃO EM FRENTE E VERSO: papéis e produtos feitos de papel representam quase um terço de todo o lixo produzido no Brasil.

 

 

 

 

UTILIZE PAPEL RECICLADO: para fabricar 1 tonelada de papel virgem, são necessários dezessete árvores e 26 000 litros de água a mais do que o exigido para fazer papel reciclado. Além disso, o cloro, que algumas empresas ainda utilizam no processo de branqueamento do papel virgem, resulta na liberação, no meio ambiente, de dioxina, substância altamente tóxica. 


Em nossa empresa estamos, sempre, preocupados com o meio ambiente, e temos diversas ações entre reciclagem e conscientização para redução no impacto ambiental, abaixo listamos algumas delas:

  • Separação completa de resíduos.  

  • Desenvolvimento de gestão sustentável para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

  • Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício e adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos.

  • Descarte adequado de eletroeletrônicos, eletromagnéticos, lâmpadas e lubrificantes para empresas certificadas.

  • Reciclagem de 100% dos resíduos de matéria-prima para empresas certificadas.

  • Implantação e substituição das lâmpadas fluorescentes por LED.

  • Processos líquidos com uso 100% de produtos biodegradáveis.

Manta Filtrante Branca, Manta de Fibra de Vidro
Filtros Grossos, Médios e Finos
Filtros de fibra de poliéster, manta filtrante
bottom of page